Áreas de Atuação

Legística

N

Criar um documento que regula a relação entre partes opostas, ou mesmo entre as que estejam buscando um mesmo horizonte, é algo que exige conhecimento. Por vezes nos deparamos com contratos dúbios ou vazios que acarretam ações judiciais; normas que caem em desuso ou são questionadas; atas de assembleias de credores anuladas por erros de construção. Nesses casos a Legística poderia ter evitado grandes transtornos.

Com um campo de atuação imenso, porém ainda de pouca utilização no Brasil, a Legística é a ciência que adota metodologias e técnicas para a racionalização da produção do direito, ou seja, práticas de simplificação e consolidação com o fim de permitir que um novo documento legal terá um maior grau de efetividade.

Na confecção desses instrumentos, necessário haver imensa preocupação com a clareza da linguagem e aplicar estratégias contra obscuridades e ambigüidades.

Com vasta experiência nessa área, ministrando cursos em inúmeros órgãos como Tribunais Federais e Estaduais, Tribunais de Contas, Associações de Classe e outros, podemos auxiliar na construção de instrumentos sólidos, diminuindo o risco de que os objetivos finais não sejam alcançados.